O Curso de Música da UEMA

A fundação do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão foi resultado de uma iniciativa incomum nas instituições de ensino musical do Brasil. Em geral, os Cursos de Música são resultado do desmembramento dos Cursos de Educação Artística – como no caso da UNIRIO, UFMA, UFPI e UFAM – ou da incorporação de Conservatórios ou Escolas de Música em Universidades – a exemplo: UFRJ, UFMG, UFG, UFBA, UFRGS e UFRN. É um Curso de Formação de Educadores Musicais, vinculado ao CECEN – Centro de Educação e Ciências Exatas e Naturais, que atenderá às demandas do Estado do Maranhão, no momento que ora se articula para consolidar a Obrigatoriedade do Ensino da Música na Educação Básica, mas que não foge da preparação do profissional da Música na sua Totalidade.

Possuidora especialmente de cursos voltados às áreas de Ciências Exatas e Agrárias, o Curso de Música da UEMA foi criado em meio a necessidades contextuais que se apresentavam, pois o Estado do Maranhão – dotado de ímpar diversidade cultural e musical – até então não possuía um Curso Superior de Música. A iniciativa foi liderada pelo então Secretário de Estado da Cultura, o prof. Bel. Antônio Francisco Sales Padilha, tendo as atividades do Curso iniciadas em 2005.

Uma característica das primeiras turmas do Curso de Música é a presença de renomados professores e instrumentistas da Escola de Música do Estado do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ (EMEM), instituição de ensino musical mais importante do Estado.